• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

Você sabia que uma rotina saudável começa com um café?

Atualizado: 30 de Out de 2019



O café, além de ser delicioso, faz muito bem para a saúde. O café pode ser um aliado na luta contra doenças como câncer, Alzheimer, depressão, estresse e diabetes. Além disso, essa deliciosa bebida ajuda na digestão e até rejuvenesce as células do corpo.


Esses são alguns dos benefícios que um café especial pode representar para sua saúde quando consumido diariamente. Num passado não muito distante, a ciência se ocupou em entender e esclarecer alguns mitos que envolvia o grão. Essa busca resultou em diversas conclusões que quase ninguém imaginava.


A melhor bebida do planeta: café! tem coisa mais gostoso de tomar um cafezinho pela manhã, muitos pensam no café somente pelo teor de cafeína. A cafeína não contribui para a cor e gosto. Os maiores responsáveis pelo gosto são os ácidos clorogênicos. Tanto o café expresso quanto o café coado são fontes de ácidos clorogênicos, tais como o Kahaweol e cafestol, com altíssimo potencial antioxidante. No entanto, cautela, todo antioxidante em excesso pode promover atividade antioxidante e gerar um monte de radicais livres. Em refeições que contêm minerais, tais fitoquímicos fazem quelação (ligação), como a maioria dos antioxidantes. Essas quelações podem ser compensadas por outras refeições ao longo do dia, não precisa deixar de tomar o seu café por isso. Não use mais de três xícaras de café por dia.


Fique atento aos sinais que seu corpo te da após o consumo de café. Se você fica agitado e depois de 30 min a 1 hora vem aquele efeito rebote que parece que passou um caminhão por cima de você... A chance de ter polimorfismo é grande, então não passe de 3 cafezinhos por dia!


Foi descoberto, por exemplo, que o café conta com potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos minerais em pequenas quantidades além da cafeína. Ainda possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Segundo o site da ABIC, o principal segredo é que o café possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos (que também ajuda na perda de peso).


Os benefícios são tantos, que decidimos listar alguns:

– Evitar Câncer

Segundo o site Saúde Dica, a incidência do câncer de mama, cancro da faringe e oral, próstata, fígado e esofágico pode ser evitada com a ingestão de pelo menos uma xícara de café por dia. Por ser rico em antioxidantes listados acima, ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores.

– Aliviar o Stress

Em um estudo feito simultaneamente nos Estados Unidos, Portugal e Brasil ficou comprovado que o café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho no tempo de reação, memória e raciocínio. água normal apresentavam níveis alterados de estresse perceptíveis quimicamente no cérebro e no comportamento.


– Rejuvenesce

Não é de hoje que o poder rejuvenescente do café é explorado principalmente pela indústria de cosméticos. Marcas como Natura, Avon e Attrato apostam nas substâncias antioxidantes do café verde para melhorar ainda mais a eficácia de seus produtos. Inclusive, a marca Kapeh dedicou-se única e exclusivamente no café para desenvolver diversos produtos de seu portfólio.


Todo esse interesse se dá pela presença de muitos componentes do grupo dos polifenóis e antioxidantes (responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida). Além de ajudar na saúde, os extratos do grão verde são os mais utilizados na produção de cremes antirrugas.

E você pode aproveitar o benefício do café na sua pele com a própria borra! Além de ser sustentável, faz muito bem.


– Estimula a Digestão

Mesmo sendo um sucesso absoluto depois do almoço, poucos sabem que o café é recomendado para estimular a digestão. A bebida estimula os intestinos, o reflexo do estômago e do retosigmoide (parte final do intestino grosso), aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão.


– Diabetes

Ficou comprovado que os ácidos clorogénicos e trigonelina alcalóide presentes no café ajudam na redução de glicose e insulina. Segundo o experimento realizado na Escola de Saúde Pública de Harvard (Harvard School of Public Health / HSPH), pessoas que aumentaram o consumo de café por dia num período de quatro anos tiveram um risco 11% menor de desenvolver o diabetes tipo 2. Para aqueles que diminuíram o consumo da bebida, registrou-se um aumento de 17% para desenvolver a doença.

– Café Emagrece

A resposta é SIM!

E a grande responsável por estimular e aumentar o desempenho em exercícios físicos é a cafeína. Além desse estímulo extra, o café ajuda na liberação de ácidos graxos da gordura estocada no corpo, em termos mais simples, a queima de gordura.


– Café faz bem ao coração

Por essa, nem Drauzio Varela esperava! Segundo a pesquisa realizada no InCor em parceria com o Consórcio Pesquisa Café, da Empraba Café, não existem evidências de que o café faça mal para pessoas com problemas no coração.


O estudo, que começou em 2009 na Unidade Café e Coração (localizada dentro do Instituto do Coração), analisou o comportamento e os resultados de uma bateria de exames feitos periodicamente em mais de 100 pacientes que tomavam café.


O resultado da pesquisa foi publicado na Revista Exame.



#TRENDY #NUTRI #GIONUTRI #NUTRICIONISTA

16 visualizações