• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

TIRAMISSÚ – JOGUE-ME PARA CIMA!!!


Adoradora de café e indo no embalo da matéria da nossa nutri Giovanna Giacominni, hoje vou falar sobre a sobremesa ícone da Itália, o TIRAMISSÚ que tem como uns dos seus ingredientes o amado café.


Quem já experimentou torna-se amante deste doce, e se não experimentou, tem que que provar, uma sobremesa que derrete na boca, com ingredientes 100% italianos e muitos energético.


O nome do doce provém da expressão em italiano “Tirami Sù”, que significa algo como “puxa-me para cima” ou “levanta-me”. “Se você vai ajudar a levantar uma pessoa que por um acaso cai no chão e pede ajuda, justamente esse ato de se levantar significa Tiramisù”.

Com ingredientes como café, açúcar, chocolate, bolachas, ovos e queijo mascarpone, ela te leva aos céus de tão deliciosa.


Há diversas teorias sobre a origem da sobremesa.


Muitas regiões da Itália se consideram criadoras do doce, entre elas a de Piemonte, Lombardia e Toscana e Treviso. Algumas histórias contam que o Tiramisù surgiu em um orfanato de uma pequena cidade italiana com a intenção de dar energia às crianças do local. Outra, fala que quem criou a sobremesa foi uma senhora dona de restaurante que estava acostumada, quando criança, a ter dois tipos de merendas calóricas, e por isso juntou as bolachas, o café e uma fatia de queijo, surgindo assim o doce. Uma terceira teoria diz que o doce foi criado para dar energia às prostitutas da época que tinham bastante trabalho. Elas precisavam se alimentar e ter bastante energia.

Graças à combinação entre café e chocolate, considerados estimulantes, o tiramisù ganhou fama de afrodisíaco e começou a ser consumido na Itália antes de encontros amorosos. Outra possibilidade, é que a sobremesa foi criada em homenagem à visita do Duque de Toscana, Cosimo III, da família Médici, e para isso foram utilizados os ingredientes mais nobres, como o café e o queijo mascarpone. Originalmente, a receita teria sido batizada de “Zuppa del Duca” (“Sopa do Duque”).

No Brasil, a receita chegou junto com os imigrantes e precisou ser adaptada pela falta de alguns ingredientes italianos. O queijo mascarpone, o chocolate e o café são os principais ingredientes da sobremesa.


No entanto, com o passar dos anos, a receita original ganhou diversas interpretações e preparações, inclusive em algumas regiões, a sobremesa é feita com bebida alcoólica, como o vinho marsala, além de chantilly.


O Tiramisù tem o poder de inspirar, cativar e energizar todos aqueles que o provam. A sobremesa italiana é uma das mais saboreadas.


Deixo para vocês a receita perfeita de como preparar um típico italiano TIRAMISSÚ.

Ingredientes:

  • 400g de queijo mascarpone

  • 4 ovos

  • 6 colheres (sopa) de açúcar

  • 12 biscoitos champanhe

  • 60 ml de rum

  • 1/2 xícara de expresso ou café forte

  • Chocolate em pó para polvilhar


Modo de preparo:

Misture o rum e o café num prato fundo e umedeça os biscoitos, de um lado apenas. Ponha os biscoitos no fundo da travessa (ou xícaras) em que vai servir, com a parte molhada para cima. Ponha as gemas na batedeira com 4 colheres de açúcar e bata para fazer uma gemada clara e fofa. Acrescente o mascarpone e misture bem. Reserve o creme. Bata as claras em neve (não esqueça de lavar as pás da batedeira) e misture duas colheres de açúcar. Incorpore ao creme de mascarpone, com cuidado. Espalhe o creme na travessa sobre os biscoitos, deixe na geladeira por no mínimo 4 horas. Polvilhe com chocolate em pó na hora de servir.




Vanessa Ierizzo

Chef e amante do mundo

#TRENDY4U #TRENDY #VANESSAIERIZZO

14 visualizações