• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

RABANETES, RABANETES E MAIS RABANETES...


Uma das minhas paixões na hora de comer é a salada. Um prato bonito de encher os olhos. Sei que muitas pessoas não gostam muito de verduras ou legumes e torcem o nariz quando vê algum verde no prato. Mas quando feita com os ingredientes certos, se torna um vício para qualquer um.


Vou falar hoje sobre um ingrediente especial, o rabanete, quem gosta come até sem nada, eu sou uma delas.


Na minha horta que tenho em casa, rabanetes não podem faltar.

Altamente nutritivo, essa raiz tem um sabor levemente picante que ajuda a realçar o paladar dos pratos em que é servido. Conhecido por seus benefícios medicinais, o consumo do vegetal pode potencializar a sua saúde, impedindo que alergias e infecções façam parte do seu dia a dia.


Os rabanetes são excelentes fontes de nutrientes, tais como antioxidantes, que beneficiam o sistema imune, impedindo a ação dos radicais livres no organismo; fibras alimentares, que auxiliam o nosso sistema digestivo, além de vitamina C, potássio e fósforo, que ajudam no controle da pressão arterial e a saúde cardiovascular.

Mas essa parte deixo para a nossa nutricionista Giovanna Giacommini. Eu vim mesmo falar de como prepará-lo, podendo ser quente ou cru direto na salada.


SALADA DE AGRIÃO COM ABACATE E QUEIJO COTTAGE

Essa é uma receita de salada simples, mas que pode deixar muita gente babando. Aqui, a combinação de rabanete, manga, abacate, agrião, queijo cottage e temperos pode surpreender o paladar de muita gente, então, se você gosta de inovar na cozinha, teste essa opção.


Ingredientes

· 4 rabanetes pequenos

· 1/2 abacate maduro

· 1 manga madura (mas firme)

· 1 maço de agrião

· punhados de queijo cottage

· sal e pimenta do reino a gosto

· azeite de oliva extravirgem

· limão


Preparo

Lave bem o agrião e coloque numa saladeira bonita. Pique os rabanetes bem lavados em rodelas finas. Retire a casca do abacate com cuidado e corte metade do abacate tipo em gomos. Corte a manga em cubos. Misture tudo ao agrião e jogue uns punhados de queijo cottage por cima. Tempere com sal, pimenta, azeite e limão, tudo a gosto. Para finalizar salpique mais um punhado de queijo cottage.

SALADA ORIENTAL COM MACARRÃO BIFUM

Os ingredientes usados para dar um toque oriental ao prato são o bifum, um macarrão de arroz que leva apenas alguns minutos para ser cozido, molho de soja e gergelim. São itens simples, mas que pode fazer toda a diferença no resultado final do seu prato. Além disso, você vai precisar de outros legumes além do rabanete, como o pepino e a cenoura.


Ingredientes

· 3 rabanetes

· 1 cenoura grande

· 1/2 pepino japonês

· 1/2 xícara de chá de ervilhas frescas congeladas

· minifolhas de alface (produção própria)

· 1 berinjela média

· 1 punhado de macarrão bifum (macarrão de arroz)

· óleo de gergelim torrado (o quanto baste)

· shoyu (o quanto baste)

· pimenta do reino moída na hora

· azeite de oliva extravirgem

· sal a gosto

· limão


Preparo

Pique o mais fino que conseguir o rabanete, a cenoura e a berinjela. Reserve. Pique o pepino em rodelas fininhas. Reserve. Ferva um pouco de água e coloque as ervilhas para descongelar. Reserve. Ferva mais um pouco de água para o macarrão e enquanto isso, vamos preparar os legumes. Tempere o pepino e o rabanete com sal e limão, separadamente e reserve. Numa frigideira, coloque um fio de azeite e refogue a cenoura, temperando com um pouquinho de shoyu e pimenta, mas deixe a cenoura ficar crocante. Reserve. Na mesma frigideira coloque mais um fio de azeite e acrescente a berinjela, coloque um pouquinho de shoyu e deixe refogar até ficar macio. Agora, desligue o fogo da água e acrescente o macarrão bifum, tampe e conte 2 minutos. Depois transfira para uma vasilha com água gelada para parar o cozimento e escorra. Naquela mesma frigideira, coloque mais um fio de azeite e acrescente o macarrão e tempere com sal e as ervilhas frescas escorridas. Agora é só montar o prato numa saladeira bonita como está e pronto.



Rabanetes para acompanhar carnes

Ingredientes

· 1 maço de rabanete

· 2 colheres (sopa) de manteiga

· 1 xícara (chá) de caldo de legumes

· 1/2 xícara (chá) de creme de leite

· 2 colheres (sopa) de salsa (ou salsinha) picada

· sal a gosto

· pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo

Lave bem os rabanetes com uma escova e retire os cabinhos.


Em panela de tamanho adequado, acomode os rabanetes em uma só camada, a manteiga, o caldo de legumes e leve para ferver.


Abaixe o fogo e tampe a panela.


Cozinhe por aproximadamente 10 minutos ou até que o líquido esteja quase seco e os rabanetes brilhantes.


Mexa de vez em quando pelo cabo da panela para não queimar.


Se necessário, adicione um pouco de água quente.


Retire do fogo e junte a 1/2 xícara de creme de leite.


Sacuda a panela e polvilhe com o sal, a pimenta-do-reino e a salsinha picada.


Sirva imediatamente como acompanhamento de carnes grelhadas ou assadas.




Vanessa Ierizzo

Chef e amante do mundo

#TRENDY4U #TRENDY #VANESSAIERIZZO

6 visualizações