• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

Outubro Rosa

Atualizado: 30 de Out de 2019

Aproveitando o mês outubro Rosa, a campanha contra o câncer de mama, falo de algumas dicas e alguns alimentos importantes que ajudam na prevenção.


Alimentos que podem prevenir o câncer

O desenvolvimento do câncer é combatido pela alimentação de duas maneiras, uma delas é não comendo em excesso substâncias que são cancerígenas (como embutidos e frituras); a outra, é adicionando à dieta, alimentos que possuem substâncias anticancerígenas (ou antitumorais) evitando o aparecimento do câncer. Veja quais são elas:




1. Tomate, goiaba e melancia

Ajudam na prevenção de câncer de próstata e mama graças ao licopeno. O tomate é o vegetal que mais concentra o licopeno, que é melhor aproveitado na forma de molhos.


2. Frutas vermelhas e roxas

Ajudam na prevenção de câncer de mama, reto, cólon, boca, esôfago, estômago e pâncreas, devido a ação dos antioxidantes flavonoides denominados antocianinas. São exemplos de frutas vermelhas e roxas: amora, morango, açaí, framboesa, uvas pretas e cerejas ao natural.


3. Frutas ricas em vitamina C

Ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer, principalmente o de estômago. São exemplos: laranja, limão, abacaxi, acerola, goiaba e caju.


4. Abóbora e cenoura

Ajudam na prevenção de câncer de pulmão, por serem ricos em betacaroteno.


5. Couve-flor, repolho e brócolis

Ajudam na prevenção de câncer de cólon, mama e esôfago, graças à presença de isotiocianato e glicosinolatos.


6. Couve e espinafre

Ajudam na prevenção de câncer de pele. O motivo é a presença de compostos chamados luteína e zeaxantina.


7. Peixes (sardinha, salmão e atum)

Ajudam na prevenção de câncer de mama, próstata e cólon por serem ricos em Ômega-3. Além dos peixes, vale a pena citar outros alimentos ricos neste ácido graxo: abacate, azeite de oliva extra-virgem, farinha de linhaça e chia.


8. Alho e cebola

Ajudam na prevenção de câncer de estômago pela presença de alicina (um composto sulforado).


9. Casca da uva roxa

Ajuda na prevenção de câncer de mama, ovário e útero, graças aos polifenois, principalmente o resveratrol, que aumenta a produção de uma enzima que ataca compostos nocivos do hormônio feminino estrogênio.


10. Soja e feijão

Ajudam na prevenção de câncer de próstata, mama, colo do útero, pulmão, estômago, cólon e reto, graças à presença de isoflavonas e ginisteína (fitoestrógenos). Por isso, desfrute da versatilidade da soja e da diversidade dos tipos de feijão.


11. Brócolis

Ajuda na prevenção de câncer de próstata e de mama, devido ao fitoquímico sulforafano. Sua ação é destruir células cancerígenas e ao mesmo tempo deixar as demais intactas.


12. Chá verde e preto

Ajudam na prevenção de câncer de próstata, bexiga e pulmão, principalmente, mas de outros tipos também. Os antioxidantes responsáveis pelo benefício são a catequina e outros polifenóis.


13. Açafrão e Curry

Ajudam na prevenção de câncer de pele e de esôfago. A cúrcuma, que dá origem ao açafrão e ao curry, é eficaz em vários tipos de câncer, mas sobretudo o melanoma, o pior tipo de câncer de pele.


14. Frutas cítricas

Ajudam na prevenção de câncer as frutas cítricas: limão, laranja, tangerina, toranja, devido à presença dos ativos chamados naringenina e terpenos, além da já citada vitamina C.

15. Gengibre

Ajuda na prevenção de câncer de pâncreas, estômago, cólon e mama, devido à presença de duas substâncias, o gingerol e o 6-shogaol, que induzem a morte de células tumorais.


16. Chocolate amargo e cacau

Ajudam na prevenção de vários tipos de câncer por conta da grande quantidade dos polifenóis catequinas. Prefira os chocolates com no mínimo 70% de cacau, para aproveitar melhor os benefícios.


Além de incluir os alimentos citados acima na alimentação (pelo menos cinco deles, diariamente), manter outros hábitos saudáveis como não fumar e não beber em excesso e praticar exercícios com regularidade, ajudam a ficar longe do câncer e de outras doenças.


#TRENDY #NUTRI #GIONUTRI #NUTRICIONISTA

6 visualizações