• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

Os benefícios nutricionais das ostras


As ostras são moluscos que pertencem à família Ostreidade e à ordem Ostreoida. Elas se desenvolvem em águas marinhas e podem ser encontradas em mares de todo o mundo, com exceção de águas muito poluídas e/ou frias. Inicialmente, as ostras vivem soltas nas águas e na areia, mas com o passar do tempo, elas se fixam nas roxas. Com formatos irregulares e desiguais entre si, as conchas são calcificadas, elas se mantêm fechadas em virtude de um músculo adutor. O corpo delas é mole e constituído por boca, coração, estômago, rins, intestino, gônadas (órgãos sexuais), músculo adutor, guelras, ânus e manto.

Ainda que sua aparência não seja considerada muito agradável, a ostra é muito apreciada na culinária de diferentes países. Há, inclusive, evidências da presença de caçadores de ostras em diversas civilizações costeiras da pré-histórias. Ela é um animal rico em vários nutrientes, entre eles o zinco. Atualmente, os maiores produtores de ostras são Bélgica, Holanda, Inglaterra, França, Itália e Portugal.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA OSTRA As ostras são alimentos bastante ricos em vitaminas e minerais, mas, ao mesmo tempo, muito pobres em minerais, pois têm uma baixa composição nutricional de carboidratos e lipídios. O mineral mais presente nas ostras é o zinco, tanto que cerca de seis ostras cozidas ou cruas fornecem a quantidade de zinco precisa para cinco dias. Conheça os benefícios que o consumo de ostra oferece para o nosso organismo:

Perda de peso: As ostras são um alimento muito rico em nutrientes, mas com baixar calorias. Com isso, elas são excelentes aliadas para quem busca uma alimentação saudável e ainda perder peso com saúde.

Ricas em proteínas: As proteínas são alguns dos nutrientes mais importantes de uma alimentação saudável, e as ostras são uma excelente fonte delas. A presença das proteínas no nosso organismo garante a atividade metabólica, a reparação dos tecidos, o crescimento das células e a força dos nossos músculos, além de outros benefícios necessários para o nosso organismo. A quantidade de proteínas em uma alimentação saudável não pode ser exagerada e uma porção de ostras já fornece praticamente 1/3 da nossa necessidade diária.

Coração: Outro benefício do consumo de ostras é o impacto positivo que elas oferecem para a saúde do nosso coração, em virtude da presença dos altos níveis de ômega-3 e ômega-6, que ajudam na redução do colesterol ruim. O ômega-3 é conhecido como uma gordura boa, pois a sua presença diminui o colesterol ruim no sangue, e ele ainda atua na inibição da ligação nas paredes das artérias e nos vasos sanguíneos. Com isso, a probabilidade do nosso organismo acumular gordura diminui, assim como o surgimento de doenças cardiovasculares. Os benefícios para a saúde do coração também estão relacionados com o alto teor de magnésio e potássio nas ostras. Eles ajudam a diminuir a pressão arterial e a relaxar os vasos sanguíneos, o que acarreta no aumento da circulação e da oxigenação do sangue e na redução da pressão sobre o nosso sistema cardiovascular. Além disso, a presença da vitamina E entre os componentes das ostras ajuda a aumentar a resistência e a flexibilidade das membranas celulares. Isso se caracteriza como um terceiro nível de proteção contra doenças cardiovasculares.

Cicatrização: O alto teor de zinco presente nas ostras resulta em diversos benefícios para a nossa saúde, entre eles estão as cicatrizações mais rápidas das feridas e a melhora da atuação do nosso sistema imunológico contra micróbios e infecções variadas. Considerado um mineral essencial, o zinco também é necessário para o crescimento e desenvolvimento das crianças e dos jovens, assim como para a manutenção das funções corporais das pessoas de todas as idades.

Circulação do sangue: As ostras também são uma ótima fonte de ferro para o nosso organismo, elas possuem mais de 90% do que necessitamos diariamente do nutriente em cada porção. O ferro é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do nosso sangue e uma importante defesa contra a anemia – condição em que o sangue não tem uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis. A doença pode levar a perturbações do estômago, fadiga, fraqueza muscular e falha cognitiva.

Saúde dos ossos: Os minerais que são encontrados entre os elementos que compõem as ostras são diversos, e vários deles contribuem significativamente para a força dos nossos ossos. A presença de selênio, cobre, ferro, zinco, fósforo e cálcio é de extrema importância para o aumento da densidade mineral óssea e durabilidade. Eles nos protegem do surgimento de doenças relacionadas aos ossos, como a osteoporose.

CÁLCIO DE OSTRA OU PÓ DE OSTRA O cálcio de ostras, ou pó de ostra, como também é conhecido, é um suplemento vitamínico que desempenha um papel fundamental no nosso organismo. Ele é uma fonte de cálcio biodisponível, magnésio e zinco, e atua na prevenção da osteoporose, pois atua no desenvolvimento e manutenção dos nossos ossos e tecidos calcificados. Conheça todos os nutrientes e os benefícios que o pó de ostra oferece:

Vitamina D: A vitamina D promove a absorção de cálcio no nosso organismo, assim como também é fundamental para o bom desenvolvimento dos nossos ossos e dentes. Outro benefício desta vitamina é que ela aumenta a mineração óssea e regula a concentração de cálcio plasmático no nosso organismo.

Magnésio: O magnésio é responsável por retardar o envelhecimento das células e é essencial para a fixação do cálcio no organismo. Aliás, junto com o cálcio, o magnésio ainda é capaz de manter os nossos músculos funcionando bem.

Zinco: O zinco é um mineral de extrema importância para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Ele também estimula a atividade de mais de 100 enzimas do nosso organismo e atua intervindo no metabolismo de proteínas e ácidos nucléicos.

Ferro: O ferro atua no nosso organismo na fabricação das células vermelhas e também no transporte do oxigênio para todas as células presentes no nosso corpo. O pó de ostra é um suplemento alimentar indicado para pessoas de todas as idades, contudo, a recomendação da dose diária normalmente varia conforme a idade e as necessidades de cada um. Por isso, é importante buscar pela prescrição profissional antes de consumir. Além disso, em casos de hipersensibilidade aos componentes do suplemento, assim como em pacientes com hipocalemia, hipercalciúria e com problemas renais, o uso não é recomendado.

O consumo de pó de ostra pode causar reações adversas e alguns sintomas gastrointestinais em que for hipersensível, como ligeira diarreia e algumas erupções. Contudo, na maioria dos casos, não é necessário suspender o uso e, após algum tempo, este estado se normaliza.


Gio Nutri

17 visualizações