• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

NATAL: Tiramissù de Panetone


Que tal juntar duas iguarias italiana em uma única sobremesa neste Natal?


O Panetone e o Tiramissù!!!!!


Segundo lendas, o panetone foi criado por um padeiro chamado Toni, que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão. O jovem padeiro, apaixonado pela filha do patrão, teria inventado o pão doce para impressionar o pai de sua amada e os fregueses passaram a pedir o “Pani de Toni”, que evoluiu para o “panattón”, e depois para “panettone” (italiano).

E o Tiramissù?


Há diversas teorias sobre a origem.


Algumas histórias contam que o Tiramisù surgiu em um orfanato de uma pequena cidade italiana com a intenção de dar energia às crianças do local. Outra, fala que quem criou a sobremesa foi uma senhora dona de restaurante que estava acostumada, quando criança, a ter dois tipos de merendas calóricas, e por isso juntou as bolachas, o café e uma fatia de queijo, surgindo assim o doce.


E a terceira teoria diz que o “doce foi criado para dar energia às prostitutas da época que tinham bastante trabalho. Elas precisavam se alimentar e ter bastante energia. Gostei desta!! kkkkkk

Agora imagina juntar essas duas delícias numa só? Querem tentar fazer para esse Natal?

Segue receita:


Ingredientes:

3 gemas peneiradas

1 ovo

6 colheres de sopa de açúcar

300 g de cream cheese em temperatura ambiente

½ xícara de chá de creme de leite fresco (120 ml)


Montagem:

½ panetone com frutas cristalizadas cortado em cubos e tostados no forno [½ xícara de chá] de café pronto forte misturado com 2 colheres de sopa de licor de café.

Modo de Preparo:


Creme:

Numa batedeira coloque 3 gemas peneiradas, 1 ovo, 6 colheres (sopa) de açúcar e bata bem até formar um creme fofo (+/- 10 minutos). Transfira este creme fofo para uma tigela bata vigorosamente (para não ficar grumos) com 300 g de cream cheese. Em outro bowl da batedeira coloque ½ xícara (chá) de creme de leite fresco (120 ml) e bata até ficar em ponto de chantilly. Junte este chantilly com o creme da tigela e misture bem. Reserve este creme.


Montagem:

Passe os cubos tostados de ½ panetone rapidamente em ½ xícara (chá) de café pronto forte misturado com 2 colheres (sopa) de licor de café.Em taças monte o tiramissù da seguinte maneira: coloque um pouco do creme no fundo da taça, depois distribua alguns cubos de panetone molhados no café, faça mais uma camada de creme, outra camada de panetone molhado no café, coloque um pouco mais do creme e finalize com cubos de panetone tostados e esfarelados. Decore com grãos de café, cacau em pó e leve para gelar por 1 hora.



Vanessa Ierizzo

Chef e amante do mundo

19 visualizações