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Não consigo parar de comer na quarentena. O que Fazer?


O Isolamento causado pelo Covid-19 tem alterado por completo a rotina da população.


Conciliar trabalho, atividades domésticas e filhos é um desafio que tem abalado o emocional das pessoas, sobretudo as mais sensíveis. Com isso , a alimentação compulsiva se torna a principal  “desculpa" para  o indivíduo cumprir com todas as obrigações e, ainda assim, sentir um pouco de prazer.


É a chamada fome emocional. O sujeito acaba de comer, mas deseja continuar comendo, como forma de aconchego e segurança.


Recorrer à comida para saciar esse misto de emoção não é a melhor saída.


O ato gera depois sensação de culpa e impotência. A pessoa até pode se sentir bem no momento que consome algo, mas os  sentimentos que levaram a fazer isso continuarão dentro dela.


Eu vou dar algumas dicas de como controlar os desejos alimentares “além da conta" nessa quarentena e recomendo a manter uma rotina saudável.


  • Crie uma rotina se ocupar e estabelecer horários para as atividades te ajudará a controlar a compulsão alimentar. Organize-se.

  • Ouça  seu corpo, se conecte com as suas emoções. Tente  perceber a diferença entre a fome e a vontade de comer.

  • Coma lentamente, mastigue e triture bem os alimentos dentro da boca.

  • Evite alimentos de alto poder de saciedade, como biscoitos recheados, bolos, doces e massas.

  • Inclua entre 600 ml a 1 L de chá durante o dia, tome por 3x ao dia, sem adoçar.

  • Não espere sentir sede para beber água, divide o consumo ao longo do dia, garantindo um pouquinho a cada hora.

  • Prefira alimentos com carga glicemia menor, aumente o consumo de vegetais e proteínas, é essencial.

  • Limite o consumo de cafeína. Em excesso, ela pode aumentar a ansiedade.

  • Comece o dia dando UP na produção de serotonina com alimentos que garantam a produção do hormônio, como, banana, cacau e oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmia).

  • Inclua alimentos  verdes – escuros no prato. Eles também são fontes de nutrientes para a produção  de serotonina. Couve-manteiga, rúcula, brócolis e espinafre são bem vindos.

  • Não deixe nesse momento de praticar alguma atividade física, que seja em casa mesmo, nessa fase é muito importante para ajudar a controlar toda a ansiedade.

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Orgulhosamente criado por Paula Castro