• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

Mundano: Arte + design e sustentabilidade



Convidada pela minha grande amiga Pat Monteiro Leclercq, Interiores e Art Adviser e pela sua sócia Adriana Rede curadora de Arte, participei dos 3 dias da High Design Expo, uma feira de negócios focada em soluções para projetos de arquitetura e design de interiores.

Em um espaço, totalmente sustentável, painel de papelão reciclado, cinza no chão (representa as vozes e cores caladas nas ruas de São Paulo), tecido reciclado, a madeira sustentável, além de gravuras, havia uma típica carroça de catadores pintada por MUNDANO. Haviam também telas pintadas por ele com a lama herdada do trágico acidente que contaminou o Rio Doce em Mariana-MG. Assim o artista faz sua denúncia socioambiental. Urgente e necessária.

É o ARTIVISMO de MUNDANO.


Mundano pra quem não conhece é um ​jovem ativista “ele brinca com o termo artivista” brasileiro, nascido na cidade de São Paulo e reconhecido internacionalmente por seu graffitipaporreto. Seja no espaço público, em galerias mundo afora, nas palestras que realiza, ou em mais de 320 carroças de catadores e catadoras de materiais recicláveis grafitadas e espalhadas pelas cidades, sua luta é sempre a mesma, trazer visibilidade aos que precisam de voz. 


O grafiteiro procura questionar conceitos e comportamentos dos cidadãos e principalmente das autoridades, através de intervenções que carregam em sua maioria frases de impacto inspiradas no contexto local.

A preservação do meio ambiente e os direitos humanos universais são a base de seu ativismo que transcende as tintas. 

Mundano é ​Ashoka, ​TED e Amaphiko Fellow, fundador da ONG ​Pimp My Carroça e premiado nas áreas de arte pública, direitos humanos, criatividade e inovação digital.

Ao longo dos anos adotou como missão de vida criar um legado ambiental e social através de seu trabalho. Para cumprir esse desafio, nos últimos 10 anos fez intervenções, exposições e palestras por mais de 40 cidades do Brasil e do mundo. Seu mais novo projeto foi o aplicativo Cataki que ajuda a encontrar catadores para recolher em sua casa qualquer tipo de material reciclável. O aplicativo Cataki é uma plataforma digital desenvolvida para aproximar pessoas com consciência ambiental e catadores de materiais recicláveis. Disponível de forma gratuita para celulares Iphone (IOS) e Android, a ferramenta mapeia as áreas de atuação e oferece o contato dos catadores mais próximos da localização atual do usuário. A ferramenta sem fins lucrativos funciona essencialmente como um “Tinder da reciclagem". O app é uma forma alternativa de aumentar a renda dos catadores com um benefício ambiental sem preço. Ao todo, já são mais de 300 catadores registrados em mais de 30 cidades brasileiras.


@mundano_sp @catakiapp


Bianca Spínola

#TRENDY4U #TRENDY #MODA #BIANCASPINOLA

21 visualizações