• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

Jóia Bérgamo

Atualizado: Jan 8


Continuando a gerar conteúdo aqui de Maraú, tive o prazer de ter como hóspede a querida Jóia Bérgamo que muito antes de ser a profissional de renome é uma pessoa que entrou na minha lista de pessoas incríveis e inspiradoras.

Na semana passada contei a história de uma mulher forte que fundou a Luiza Barcelos depois de um desafio de vida e hoje escrevo sobre mais uma mulher forte que depois de um momento de adversidade enfrentou, agiu e hoje é um sucesso!!!


Natural de Minas Gerais, realizou cursos de Design na SPAD, IAD e Escola Panamericana, em São Paulo. Comanda o escritório Jóia Bergamo Arquitetura e Design de Interiores, em São Paulo e antes, por mais de uma década, trabalhou ao lado de duas sócias no Atelier 3.


Jóia desde adolescente, rascunhava e desenhava ambientes para seus familiares, porém na hora de fazer uma faculdade, Jóia, por imposição familiar acabou cursando Pedagogia.


Jóia se viu em um momento da vida onde seu marido enfrentava problemas financeiros e emocionais, o que acabou levando a uma separação bem na época em que seus 3 filhos estavam na época de buscar formação de nível superior.


Jóia tinha que se reinventar e sustentar os três filhos que também passaram a trabalhar para ajudar.


Em 1999 abriu seu escritório em sua própria casa, em vôo solo e no ano seguinte chamou sua filha Priscilla para integrar o time com suas habilidades financeiras.


E foram seguindo, em busca de clientes e deixando o escritório em ordem até que em 2000 o escritório foi chamado para fazer parte, pela primeira vez da Casa Cor.

Foi um divisor de águas de vida e também para o negócio. Depois de um tempo de luta e superação, viria o reconhecimento através de um convite de peso como é participar de uma Casa Cor.


Segundo Jóia, a Casa Cor dá projeção e ela já participou de 18 edições. Relata que conseguiu conquistar clientes diretos principalmente nas edições onde participou com uma biblioteca e com uma academia.

E além desse momento incrível, Jóia relembra que a Casa Cláudia publicou uma reportagem sobre um quarto de criança que foi um de seus maiores desafios já que com metragem reduzida, muitas portas e janelas precisava ser funcional.


Ao som de Bach esperando inspiração o projeto deste quarto foi um sucesso estrondoso, seja para seus ocupantes, seja para o escritório.

E a cada dia mais clientes confiavam a Jóia e sua equipe seu projeto de vida, engrossavam assim o rol de clientes satisfeitos.


Algo importante e que diferencia esse escritório é a própria Jóia, que não recusa nenhum projeto, de churrasqueira a banco comercial que acompanha TODOS os projetos, que nas edições da Casa Cor está lá para receber clientes, amigos e clientes em potencial.


O escritório tem uma “pegada” mais contemporânea e arrojada mas nada impede que projetos clássicos sejam feitos com o mesmo cuidado e dedicação.

Jóia demonstra certa preocupação quando percebe que, devido ao nome que conquistou, algumas pessoas ficam com a impressão de que seus projetos têm valores inacessíveis e inegociáveis e, muito pelo contrário.


No escritório todos criam, e os projetos podem ser desde uma pequena sala ou churrasqueira a 50 mil metros de um empreendimento, criam, levantam o projeto em 3D executam, etc..

Jóia tem equipe coordenação de projeto e execução dos projetos. Faz toda a escolha e curadoria de mobília, iluminação, etc.


Faz questão de visitar sem marcar quando vai por todos os projetos e obras. Sua equipe conta com 22 arquitetos.


Faz reuniões frequentes com suas equipes se qualquer dúvida de projeto apareça.


Jóia ama o que faz, diz que sua vida é realmente o trabalho e ressalta que ter seus filhos trabalhando junto é uma de suas maiores realizações. Priscilla como diretora financeira e braço direito no escritório, Cibele como marketing e coordenadora de obras e o Gian  executa todas as obras, terceirizando alguns serviços.


Assim Jóia não tem preocupações extras já que confia plenamente no trabalho feito por seus filhos.


Quanto aos fornecedores Jóia preza pela excelência, aceita indicações de clientes e é fiel ao cliente, colocando sua experiência de mercado na escolha desses profissionais.


Hoje coleciona diversos projetos nacionais e internacionais no portfólio. Ao longo da carreira, foi consagrada por inúmeros prêmios.


Jóia fica emocionada ao falar sobre a creche que entregou dentro do Palácio dos Bandeirantes. Disse que encontrou os aposentos muito precários, desde os berços até itens da cozinha e eletrodomésticos.


A creche é para acomodar 60 crianças dos funcionários do Palácio e havia fila de espera de mais 60 crianças para utilizá-la.


Com parceiros fiéis e fabricantes que convivem há anos conseguiram doações e entregaram uma creche maravilhosa.

Jóia Bergamo comanda o escritório de Arquitetura e Design de Interiores que leva seu nome há quase 30 anos. A assinatura de seu escritório pode ser reconhecida nos inúmeros projetos residenciais, comerciais, corporativos e arquitetura promocional que desenvolve no Brasil e no exterior, gerando anualmente uma média de 100 projetos simultaneamente. Alguns destaques como o projeto icônico do muro da USP, lounges no Salão do automóvel, projetos em edições da SPFW, feiras como Equipotel, Ilha de Caras e grandes mostras de decoração, como CASACOR dão o selo de competência e qualidade de seu trabalho. Ama o que faz e sua marca registrada é saber ouvir e atender as necessidades e sonhos de cada cliente.

Por trás dessa história de sucesso existe uma história de enfrentamento e superação. O fazer o que tem que fazer para se sustentar e a sua família. Descobrir que aquilo que parecia apenas um dom hoje emprega muitas pessoas, realiza e concretiza sonhos dos que encontraram na Jóia e na sua equipe os tradutores de sua fantasia seja em uma moradia, seja em um escritório ou qualquer ambiente, não tem preço.

Para mim pessoalmente ter convivido por 1 semana com essa pessoa incrível juntamente com a querida Priscilla Bérgamo e conhecer sua história foi um enorme privilégio.


E aqui não posso deixar de mencionar a Cibelle Bérgamo que não estava aqui nessa ocasião mas já conhece Maraú e da qual sou amiga há anos e que, segundo Jóia sua mãe : A “Cibelle é muito boa de obra”!!!


Muito antes da empresa de sucesso, há pessoas de fibra, fortes e maravilhosas.


Algumas fotos de projetos executados para que aprecie.



Dani Mollo

#TRENDY4U #TRENDY #DANIMOLLO #joiabergamo #arquitetura #escritoriodearquitetura #bergamo

62 visualizações