• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

Jóia Bergamo

Oi, sou Jóia Bergamo, para quem não me conhece, sou Designer de Interiores e comando um escritório de Arquitetura e Designer de Interiores aqui em São Paulo. Fiquei muito feliz com o convite do Trendy4you para fazer uma material mensal, dando dicas de decoração, arquitetura e contando todas as novidades do mercado.


Foi muito difícil decidir qual seria a primeira postagem, pois são tantos assuntos e dúvidas que podem surgir quando pensarem em reformar, ou simplesmente dar aquela cara nova para sua casa.


Bom… Como é a minha primeira matéria aqui, pensei em falar um pouco sobre o Living, bem ou mal é a primeira impressão das visitas ao entrar na sua casa.

O living hoje em dia é um lugar para ser usado diariamente, não é mais como antigamente que usávamos a sala de estar apenas para receber os convidados. Tem que ser um lugar onde você chega e quer ficar.


Independente do seu estilo ele deve ser um ambiente extremamente aconchegante, funcional e com uma boa circulação.

Hoje em dia as pessoas estão optando cada vez mais para o conceito aberto que sem dúvida é uma tendência que veio para ficar, um conceito moderno e urbano e ainda ajuda na socialização dos moradores. Os ambientes ficam integrados e mais amplos, melhorando a circulação do ambiente.

Você que está pensando em mudar o seu living vou dar algumas dicas na hora de escolher cada detalhe.


A primeira coisa que se deve fazer é definir o seu espaço e suas necessidades. O que gostaria de ter neste ambiente, coloque em uma planta, pode ser feita por você mesma a mão as medidas e o que o espaço comporta, desta maneira você conseguirá dimensionar melhor o tamanho dos móveis e a melhor disposição. Não pode ser nem muito grande, nem muito pequeno.


Como eu já disse anteriormente, não podemos esquecer que a circulação sem dúvida é um dos itens mais importantes, o ideal é deixar de 0,60 a 0,70cm entre o sofá e a mesa de centro.

As mesas laterais também são sempre bem-vindas, caso seu espaço seja pequeno, você pode calcular um sofá um pouco menor e utilizar o espaço de 0,30cm para uma mesinha lateral.

Mas caso seu espaço seja amplo e opte por dois sofás formando um “L” uma mesa lateral entre eles é uma ótima opção.

Outro item muito importante é a escolha das cores, gosto muito de usar tons neutros no sofá e nas paredes, pois deixam o ambiente mais leve e podemos brincar com tons mais fortes nos objetos de decoração ou até mesmo na marcenaria.

E não podemos deixar de falar dos tapetes, que sem dúvida nenhuma aquece o ambiente, trazendo a sensação de aconchego. Ele também tem que ser muito bem pensado. O Tapete ideal é aquele que que delimita o tamanho do espaço. Ele pode estar centralizado 15 cm antes das costas do sofá e ocupar tamanho total do ambiente. Em ambientes menores opte por tapetes mais lisos e tons claros que traz a sensação de amplitude.

Espero que tenham gostado das primeiras dicas, e espero dúvidas e sugestões de vocês para os próximos temas.


Grande Beijo

Jóia Bergamo


#TRENDY #JóiaBergamo

23 visualizações