• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

Então é Natal!



Mais um Natal que chega... e nessa época do ano uma parte das pessoas sente angústia, outros focam na parte material dos presentes, outros preferem as confraternizações mas o que é o real significado dessa data?


O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro.

Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra "natal" significa "do nascimento".


O Natal é a data em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Durante muitos anos após seu nascimento, essa comemoração era feita em dias diferentes, pois não se sabia a data exata de seu nascimento.


Foi somente no século IV que se estabeleceu a comemoração do natal no dia 25 de dezembro, pelo Papa Julius.

Além da inexistência de documentos históricos que confirmem a data de nascimento de Cristo, uma das explicações para a escolha do dia 25 eram as festas pagãs que costumavam ser realizadas nesse dia.

Essa era a data em que os romanos comemoravam o solstício de inverno. A celebração era uma homenagem ao Deus Sol e era o momento em que os romanos pediam por fartura.

Anos mais tarde, o Deus Sol foi substituído por Mitra, um Deus da mitologia grega.

Além desses rituais, outra celebração que pode ter influenciado a definição da data do Natal é o Yule ou Jól, uma comemoração realizada pelos nórdicos da Era Viking, também em celebração ao solstício de inverno.

Acredita-se que a escolha do dia 25, portanto, era uma forma de conseguir mais adeptos ao cristianismo, utilizando-se de algumas referências dos rituais pagãos.


De acordo com as história bíblicas, Jesus Cristo nasceu em Belém e era filho de José e Maria. José era um judeu e precisava ir para Belém participar de um censo que seria realizado pelo Império Romano.


José e Maria saíram de Nazaré e viajaram 140 km até Belém, pelas margens do Rio Jordão. Maria fez a viagem montada em uma mula, pois precisava poupar energia para o parto.

Chegando na cidade, Maria e José não conseguiram lugar na hospedaria, que estava lotada.


O casal, então, foi colocado em uma caverna que era utilizada como estábulo.


Maria deu à luz a Jesus Cristo naquela noite e colocou o bebê em uma manjedoura. Logo após seu nascimento, Maria e José receberam a visita dos Três Reis Magos - Melchior, Baltazar e Gaspar.

Segundo histórias da Bíblia, os Reis Magos foram guiados pela Estrela de Belém até o local do nascimento e entregaram como presentes à família ouro, mirra e incenso.


Durante o período do Natal, existem vários símbolos que representam essa data comemorativa.


Tenho reparado que as pessoas tem montado a árvore de Natal a cada ano mais cedo. Já em novembro vejo casas decoradas e posts de árvores montadas e guirlandas na porta.


Posso interpretar como que se as famílias quisessem antecipar o que o Natal traz, e ao montar o quanto antes a árvore antecipa aquela aura de confraternização, união, comemoração, etc.


E os símbolos dessa época, o que significam?


A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares do Natal. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade.


O costume de trazer árvores para dentro de casa e enfeitá-las data da antiguidade, mas começou a ser utilizada pelos cristãos por volta de 1500, com Martinho Lutero.


Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais e costumam ser enfeitadas com bolas coloridas, luzes e estrelas e enfeites super modernos.

O Papai Noel é um dos símbolos mais importantes do Natal. Sua criação foi inspirada no bispo São Nicolau, que costumava ajudar as pessoas pobres e foi canonizado pela Igreja Católica.

A primeira imagem do Papai Noel foi desenhada pelo alemão Thomas Nast, no final do século XIX. Esse desenho inspirou Haddon Sundblom, o desenhista que criou o Papai Noel para as publicidades da Coca-cola.


As propagandas do refrigerante foram responsáveis por popularizar a imagem do Papai Noel como conhecemos hoje.

Segundo o relato do Evangelho de Mateus da Bíblia, a Estrela de Belém guiou os Três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus. Para a religião cristã, a Estrela de Belém simboliza uma estrela-guia para a humanidade.


Um dos enfeites mais importantes da árvore de Natal, inclusive, é a estrela, que é colocada em seu topo.

A tradição dos presentes do natal é inspirada na história dos Três Reis Magos, que levaram ao menino jesus ouro, mirra e incenso de presente.


Essa tradição também foi influenciada pelo bispo Nicolau, que se tornou São Nicolau e é a inspiração para a figura do Papai Noel. Nicolau era um homem generoso e costumava ajudar as pessoas mais necessitadas.

A tradição do presépio foi iniciada por São Francisco de Assis no século 13, quando ele reproduziu a cena do nascimento de Jesus Cristo com objetos. De origem hebraica, a palavra presépio significa manjedoura de animais ou estábulo.


Atualmente, é comum que as pessoas montem seus presépios próximos à árvore de Natal.

Há uma lenda de que na Alemanha, um senhor costumava colocar velas nas janelas para iluminar os caminhos dos viajantes que se perdiam. Essa tradição se mesclou com o símbolo de jesus, que seria aquele que iluminaria os caminhos da humanidade, que a tiraria das trevas.

E o amigo secreto que tem sido cada vez mais feito? Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Esperavam o amanhecer para trocar presentes e nesta troca diziam: Que você jamais esqueça dos deuses sobre nós. E o presente trocado é para eternizar o pacto. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão, onde não havia dinheiro para comprar presentes para todos. Então se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes.


A brincadeira passou por várias mudanças, e nesse ano fiz um amigo secreto tradicional porém sorteado através de um aplicativo e participei com amigas queridas de um amigo roubado de calcinhas.

E finalmente a ceia que é uma tradição que vêm dos povos antigos europeus, que costumavam fazer banquetes para celebrar os alimentos e a fartura do ano.


As ceias de Natal hoje costumam ser realizadas na noite do dia 24 de dezembro e são uma das ocasiões mais importantes para a reunião das famílias.

Até a ceia, amigo secreto “sofreram” com os tempos modernos. Assim, é cada vez mais comum assistirmos a comemorações antecipadas como uma excelente opção para conseguir juntar a família toda em uma data alternativa porém com todo o clima da noite do dia 24.


Há anos, na minha família funciona dessa maneira, nosso Natal é comemorado em meados de dezembro e é tão cheio de emoção e traz todos os detalhes que esquecemos que não é a noite do dia 24.

A família, ao longo dos anos, vai ganhando agregados, vai crescendo e essa maneira foi a ideal de conseguirmos estar todos juntos e, cada um, no dia 24 fica mais confortável para prestigiar a outra parte da família, amigos ou até se juntar de novo quem pode.


De qualquer forma, acho que o Natal é uma desculpa deliciosa para estar com quem vale a pena para você


Que não faltem os símbolos, mas que nunca faltem a harmonia, união e amor que essa data traz.


Ho Ho Ho...Feliz Natal a todos.


FONTE:

www.significado.com.br

www.wikipedia.com.br



Dani Mollo

#TRENDY4U #TRENDY #DANIMOLLO #prada #sustentabilidade #marcadeluxo #grifeitaliana #feliznatal #ceia #amigosecreto #natal #guirlanda #arvoredenatal #presepio #meninojesus

18 visualizações