• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

Em época de Corona Vírus, vamos aprender congelar comida.


No momento que estamos vivendo melhor se prevenir e manter uma alimentação equilibrada, feita em casa. A comida congelada é uma ótima opção para você se organizar de maneira fácil e prática, neste momento de loucura sem funcionária, crianças em casa e home office.


A primeira coisa é prestar atenção nos recipientes que serão utilizados. Podendo ser: sacos plásticos, travessas com tampas em vidro temperado ou potes que possam ir ao congelador. Lembre-se que a comida no interior do recipiente deve estar em temperatura ambiente já antes de levá-las ao freezer, para que a alta temperatura não prejudique outros alimentos congelados que já estejam lá.

Escolha os alimentos de acordo com a quantidade de marmitas para os dias que você deseja preparar. É preciso ter cuidado para o tipo do alimento, derivados do leite não são indicados. Para alguns vegetais, como a alface ou outras folhas verdes, é recomendado que sejam consumidos frescos. Então, uma dica é prepará-los em uma vasilha separada que possa ser mantida na geladeira para consumir no período de 3 a 4 dias, não se esquecendo que estes devem ser temperados na hora.

Organize os ingredientes que você irá utilizar para montar as refeições, lave bem os legumes e prepare as leguminosas se for preciso. É ideal que eles sejam cozidos por menos tempo e que não fiquem muito temperados ou salgados. Você pode realçar o sabor com temperos e sal após o descongelamento no momento do consumo. Carnes ao molho podem ajudar na conservação do sabor.

Preparados os alimentos e já armazenados nos seus recipientes, é hora de colocar no congelador. Se você for consumir alguma marmita próximo ao dia da preparação, elas podem ficar na geladeira por até 5 dias. O restante é imprescindível que vá ao congelador.


Tome cuidado para não preparar uma grande quantidade de alimentos em cada marmita, pois uma vez que é descongelado, ele não pode voltar para o congelador.



Deixo algumas dicas:

Se for congelar massa e conter molho branco, substitua o amido de milho por farinha de trigo, pois a consistência ficará melhor com o descongelamento.

A batata cozida não conserva a mesma textura após o processo de congelamento (e descongelamento), portanto, o ideal é fazer um purê com um pouco de manteiga e leite, ficará ótimo!

Um super beijo e fiquem saudáveis!



Vanessa Ierizzo

Chef e amante do mundo

#TRENDY #CORONAVIRUS

44 visualizações