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O poder dos flavonoides

Atualizado: 19 de Ago de 2019



Os flavonoides são compostos encontrados, principalmente, em frutas e hortaliças. São considerados fitonutrientes, substâncias que protegem a vitalidade das plantas, preservando-as de agressões externas, como insetos, mudanças climáticas, entre outros.


O consumo de alimentos com alto teor de flavonoides apresenta efeitos benéficos ao organismo, por realizar ações importantes à saúde, principalmente devido sua ação antioxidante. Estão divididos em subclasses, sendo elas: flavonas, flavonóis, isoflavonas, flavononas, antocianinas, flavonols, flavonóis.


Benefícios dos flavonoides

  • Antioxidante: podem ajudar no combate aos radicais livres, protegendo as células e prevenindo o envelhecimento precoce.

  • Anti-inflamatório: podem auxiliar na redução do processo inflamatório comum na obesidade.

  • Alívio dos sintomas da menopausa: podem ajudar a diminuir a quantidade de ondas de calor em mulheres durante e após a menopausa.

  • Prevenção do câncer: devido a potente ação antioxidante, podem ajudar a prevenir a formação de alguns tipos de câncer.

  • Diminuição do risco de aterosclerose (acúmulo de gordura em artérias): o efeito antioxidante pode ajudar a evitar o acúmulo e processo inflamatório das gorduras nas paredes das artérias, reduzindo o risco de infarte ou AVC.

Onde encontrar flavonoides?


Flavonoides podem ser encontrados em diversos alimentos de origem vegetal. Normalmente estão presentes em frutas avermelhadas, vegetais, cereais e sementes:

  • Uva e vinho tinto, presentes em grande quantidade

  • Morango

  • Maçã

  • Romã

  • Blueberry

  • Framboesa

  • Brócolis

  • Couve

  • Cebola

  • Chá verde

  • Chá preto

  • Café

  • Chocolate amargo

  • Mel

Recomendação de consumo dos flavonoides

Não há recomendação diária exata de flavonoides e a quantidade ingerida varia de acordo com a ingestão de alimentos ricos em flavonoides. Lembrando que para oferecer todos os benefícios para saúde, devem estar associados com uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

Giovanna Giacomini

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