• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

Raclette - Uma ótima opção para os dias frios



Aproveitando que ainda teremos alguns dias de frio e também, porque fui convidada para um jantar entre amigas, onde comemos uma deliciosa Raclette, resolvi contar um pouquinho sobre esse prato. Acho que quase todo mundo já ouviu falar mas tem muita gente que ainda tem dúvida de como é servido e quais os ingredientes que usamos como acompanhamento.


O prato, tipicamente suíço, leva o nome de um queijo de massa amarela , textura macia e sabor adocicado e suave, produzido na região de Valais, que é aquecido e raspado sobre diversos acompanhamentos. Trata-se de uma receita que tem tudo a ver com os dias de temperaturas mais baixas.

O prato original é feito com ele derretido na brasa e servido sobre batatas cozidas. Mas o sucesso desse preparo do queijo tornou o prato ainda mais sofisticado e com muitas variações de ingredientes como bacon em cubos, mini salsichas, mini cebola, presunto de parma, embutidos em geral, azeitonas, picles, pães diversos e outros ingredientes que vão do gosto de cada um.

Existe um aparelho próprio para raclette, que ajuda a derreter o queijo e dá um charme especial ao ritual pois o queijo conforme vai derretendo vai sendo raspado (palavra francesa Racler, significa algo como “raspar”) em cima dos ingredientes. Entretanto se você não tiver o aparelho de raclette em casa, pode-se servir em porções individuais.


Basta cozinhar as batatas, refogar o bacon, se ele estiver entre os ingredientes de seu gosto em uma frigideira para que fique crocante e colocar em refratários que possam ir ao forno. Depois colocar no refratário (o bowl é uma ótima opção) e por cima vão várias fatias do queijo raclette que se não for encontrado pode ser substituído por outros como estrela ou gouda. Esperar derreter completamente e já está na hora de servir. Os ingredientes frios podem ficar no centro da mesa ou em pequenas porções para cada convidado.

Para harmonizar a sugestão é um bom vinho, branco ou tinto ou suco de maçã, fruta muito consumida na Suíça.

Se por acaso a ideia for não ter trabalho, duas ótimas sugestões em São Paulo são o Restaurante Era uma vez um Chalézinho, famoso pelos seus fondues e que também preparam uma Raclette maravilhosa e o restaurante Bistrot de Paris comandado pelo chef francês Alain Poletto.



Bianca Spínola

#TRENDY4U #TRENDY #MODA #BIANCASPINOLA

21 visualizações