• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

AS DELÍCIAS DAS FESTAS JUNINAS: QUENTÃO



Esse mês começou as delícias das festas juninas, comidinhas, bebidas típicas, brincadeiras e muito sertanejo.


Preciso assumir que eu amo festa junina, adoro o clima, as roupas caipiras, as bandeirinhas, o cheiro das comidas, as bebidas quentes, e as danças, e a fogueia. Então vou aproveitar esse clima e falar de alguns pratos de minha preferência, começando com o QUENTÃO!!!

Bebida quente, feito à base de cachaça e gengibre!!! Ai delícia!

Dizem que a bebida foi criada no interior de Minas Gerais e São Paulo, quando adicionando especiarias à cachaça para aquecer o corpo durante as festividades comemorativas dos três santos de junho: Santo Antônio, São Pedro e São João.


O quentão tradicional era feito com cachaça, açúcar e especiarias trazidas da Ásia pelos portugueses no período de colonização: a canela veio do Sri Lanka, o cravo-da-índia veio da Indonésia e o gengibre, da China.

Existem algumas variações da receita de acordo com a região e a época. Algumas pessoas adicionam lascas de laranja e limão para acentuar o aroma, enquanto outros acrescentam frutas picadas, como no vinho quente. Nos dois casos, o sabor da cachaça não é prejudicado.


Com ou sem invencionices, o fato é que a cachaça é a grande protagonista do quentão, por isso, nem pense em preparar a bebida utilizando um produto de baixa qualidade. O ideal é a utilização de uma cachaça de boa procedência, preferencialmente de alambique, e a mais envelhecida possível. Lembrando que, mesmo no caso do uso de uma boa cachaça, é melhor não exagerar no consumo do quentão, não apenas pelo álcool, mas por causa das calorias acrescidas: um copo de 60ml da bebida pode chegar a 120 calorias. Deixa nossa nutri ouvir isso!!!


INGREDIENTES:

  • 600 ml de cachaça

  • 600 ml de água

  • 1/2 quilo de açúcar refinado

  • 100 gramas de gengibre em lascas

  • 2 pedaços de canela em pau

  • 8 cravos da índia

PREPARO


Em uma panela, coloque o açúcar refinado para derreter até que ele forme um caramelo e acrescente as especiarias. Mexa um pouco e, quando o açúcar estiver todo derretido, acrescente a água, deixando ferver por 30 minutos. Em seguida, acrescente a cachaça, deixe ferver mais 10 minutos e desligue a panela. O ideal é que o quentão descanse por pelo menos 40 minutos antes de ser servido.

Vanessa Ierizzo

Chef e amante do mundo

#TRENDY4U #TRENDY #VANESSAIERIZZO

2 visualizações