• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

Hambúrguer: Hoje e sempre!



Em homenagem ao dia do hambúrguer que foi dia 28 de maio da semana passada, resolvi falar sobre essa delicia, que encanta qualquer pessoa de todas as idades.



Muita gente acredita que o Hambúrguer fora inventado nos Estados Unidos, por ser tão popular entre os próprios norte-americanos. Mas a verdade o hambúrguer foi inventado pelos alemães mais especifico na cidade de Hamburg.


Mas claro que os alemães não foram os inventores da carne moída. Ninguém foi. O hábito de triturar carne para torná-la digerível remonta aos nossos ancestrais mais remotos, provavelmente anteriores ao Homo erectus, de 2 milhões de anos atrás. É que sem o consumo de carne em grandes quantidades o grande cérebro do erectus, equivalente a 70% do nosso, não teria se desenvolvido.


Pouco se tem certeza sobre a origem do hambúrguer, mas existem registros datados do século XII e XIII, que mostram que os nômades lá na Europa já possuíam o hábito de moer carnes e amassadas para se alimentar. Segundo registros históricos, o hambúrguer como conhecemos hoje, foi criado por um garoto de 15 anos em 1885 chamado Charlie Seymour. O adolescente moldava a carne em formato circular para caber dentro dos pães e poder ser consumido mais rapidamente, e claro que esse sanduíche caiu no gosto do povo alemão.


O hambúrguer descobriu a América na segunda metade do século 19, na feira mundial de Saint Louis, capital do Missouri, no meio-oeste do país. Ali, multidões tomaram contato pela primeira vez com uma iguaria chamada “hambúrguer” trazido pelas levas de imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo, razão pela qual seu primeiro nome no Novo Mundo foi hamburg steak, “bife de hamburgo”.


Logo surgiu a primeira cadeia de lanchonetes especializada em hambúrgueres em 1921 nos Estados Unidos e se chamava White Castle, ainda não era um fast food, esse conceito só se popularizou 16 anos mais tarde quando os irmãos Dick e Maurice Mc Donald quando inauguraram um pequeno drive-in na Califórnia focado na produção de lanches rápidos para clientes apressados, e fizeram história com a lanchonete mais famosa do mundo.

O Hambúrguer só se popularizou no mundo todo mesmo a partir dos anos 50, e desde então, inúmeros ingredientes foram acrescentados e retirados em diversas receitas, hoje cada cantinho do planeta tem seu próprio hambúrguer bem característico para chamar de seu.


O dia do hambúrguer é comemorado no mundo todo no dia 28 de maio. E para celebrar este lanche tão especial e popular no mundo todo, vou dar algumas dicas de como prepara um hambúrguer delicioso nesta receita incrível que compartilho com vocês:

O segredo para um bife de hambúrguer delicioso é equilibrar a carne magra com uma carne com mais gordura. É muito importante trazer gordura para o bife de hambúrguer, senão ele irá ficar muito seco e duro e o ponto ideal do hambúrguer é úmido e macio.

Assim, não se preocupe que o hambúrguer não ficará gorduroso, pois a gordura irá derreter quando você o assar ou fritar, dando muito sabor à carne. Para fazer o hambúrguer caseiro, precisa dos seguintes ingredientes:


  • 500 gramas de carne moída ou guisado de primeira ou de uma carne magra como patinho

  • 500 gramas de carne moída ou guisado de segunda ou de uma carne com mais gordura

  • 1 cebola branca grande

  • 2 dentes de alho

  • Sal a gosto

  • Pimenta do reino a gosto


O preparo é relativamente simples: o primeiro passo é picar a cebola e o alho finamente, bem pequeno mesmo. Depois, em uma tigela grande, misture os dois tipos de carne, a cebola picada e os dentes de alho picados com as mãos.

Misture bem mesmo! Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e misture novamente.


Agora basta pegar a carne e modelar em formato de bife de hambúrguer. Para facilitar, pegue uma "mãozada" de carne, faça uma bola e depois amasse na forma do hambúrguer.

Com essa quantidade de carne, você pode fazer até 10 bifes de 100 gramas mais ou menos grossos, mas também é possível fazer mais ou menos, isso só depende de você.


Para assar, leve ao forno bem quente em uma forma com um pingo de óleo por cerca de 20 minutos, ajuste de acordo com o ponto de carne desejado. Você também pode fritá-lo: para isso, utilize uma panela antiaderente, deixe-a bem quente, coloque o óleo e frite um ou dois bifes por vez.

Ao fritar, no primeiro momento, o bife de hambúrguer irá grudar na panela, mas não se preocupe, logo irá soltar. Quando isso acontecer, vire e faça o mesmo do outro lado.

Agora é só você montar o hambúrguer completo da sua maneira. Para algo bem clássico e simples, recomendamos começar com pão, maionese, alface, hambúrguer, tomate, cebola roxa, e queijo derretido! Hummm, a grávida aqui ficou morrendo de vontade!!


Vanessa Ierizzo

Chef e amante do mundo

#TRENDY4U #TRENDY #VANESSAIERIZZO

7 visualizações