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Orgulhosamente criado por Paula Castro

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MINDFULNESS?



Já ouviu falar?? A Nutrição Comportamental = Atenção Plena. Esta é uma abordagem de como a meditação, estudada cientificamente, pode contribuir no tratamento de desordem alimentares, dieta para redução de peso, ajudar as pessoas a fazerem melhores escolhas e mais conceitos, e por que não, gerenciar melhor o estresse e aumentar a qualidade de vida.

Nunca se falou tanto em alimentação. Gordice, jantar engordativo, chutar o pau da barraca, extrapolar, essas e tantas outras expressões, que estigmatizam o ato de comer nas redes sócias, não bastasse toda hora surge uma nova dieta que promete secar 5 quilos em 1 semana ou derreter gordura para o projeto verão.

O mais curioso é que, paralelamente, a obesidade e os distúrbios alimentares tem aumentado nos quatro cantos do planeta. Na contramão desse cenário, despontam movimentos que ajudam a resgatar a boa relação com a comida, sendo aliados inclusive, no combate a compulsão alimentar e, consequentemente, ao ganho excessivo de peso.

O mindful eating, é uma dessas estratégias. Numa tradução livre para o português o conceito pode ser definido como comer com atenção plena. É uma maneira diferente de se alimentar, uma abordagem que envolve corpo e mente.

As primeiras aplicações do método visavam ao tratamento de dores crônicas, mas com o passar do tempo, as técnicas tem mostrado excelentes resultados para problemas como a ansiedade e a depressão, entre outros e não faltam evidências sobre seus benefícios.

Um trabalho publicado no periódico OBESTY REWIEWS revela que o modelo mindful esting pode contribuir para a mudança de comportamentos alimentares relacionados com a obesidade. Para chegar à conclusão, os estudiosos esmiuçaram 21 pesquisas. Comer com atenção plena envolve reservar um tempo e espaço para saborear a refeição, contemplando, agradecendo, percebendo texturas, gostos, aromas com muito prazer e sem julgamento. Isso leva a Nutrição Comportamental, não é simplesmente o que vai a mesa, não existem alimentos melhores ou piores, permitidos ou proibidos e nem culpas.

Ë como controlar sua fome. A atenção plena favorece a autorregulação do comer, é uma técnica que ajuda a evitar os exageros, o que, de quebra, dá um chega para lá no ganho de peso. Melhorando a compulsão e a impulsividade alimentar, além da promoção do bem-estar e de ganho de qualidade de vida.

Quando se exercita o mindfulness eating, ocorre uma remodelação de áreas do cérebro e a formação de novas sinapses entre os neurônios, a chamada neuroplasticidade, ela explica. Isso colabora, entre outras coisas, para uma redução das áreas automáticas diante da comida e ao perigo de levar garfadas à boca sem estar com mínimo de fome. Em outras palavras, ocorre uma melhora na percepção e diferenciação do que é desejo, necessidade ou vontade. Além disso, a técnica colabora no sentido de evitar aquele apetite voraz impulsionado por emoções.


Afinal, quem já não devorou uma caixa de bombons chorando uma desilusão amorosa.

Gio Nutri

#TRENDY #NUTRI #GIONUTRI #NUTRICIONISTA

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