• Trendy 4u

VINHERIA PERCUSSI


Existem aqueles restaurantes em São Paulo que sinto vontade de ir quando quero garçom com cara e modos daqueles garçons do tempo que era criança e ia com minha família almoçar e jantar em ocasiões especiais.

Não tenho absolutamente nada contra garçons moderninhos, mas os garçons de “antigamente” sabem entregar atendimento e mostrar empatia sem serem invasivos. Com primor nos deixam a vontade e ao mesmo tempo sabem preservar a intimidade dos clientes.

Os tempos mudaram, a frequência que eu levo meus filhos a restaurantes é infinitamente maior do que a frequência com a que eu tinha quando criança, as vezes acho até que banalizou um pouco mas ainda existem lugares especiais que eu penso em ir tanto para receber bom atendimento em ambiente acolhedor, quanto para sentir o sabor da comida e lembrar de coisas boas.

O Vinheria Percussi, localizado em Pinheiros, São Paulo, é um desses locais onde vou e tenho sempre gratas surpresas.


Em 2019, a Vinheria completa 34 anos de existência, o que lhe compete figurar entre as casas mais tradicionais de São Paulo, cidade que é dinâmica, por vezes cruel e exigente.

O Prato da Boa Lembrança é o troféu de todo colecionador. Ele é feito em louça de alta qualidade, resistente, produzido especialmente para ser pendurado e exposto como uma peça de arte. Cada prato possui um desenho original e exclusivo, sempre muito alegre, de cores vibrantes e tom bem humorado.


Já foram fabricados mais de um milhão e duzentos mil Pratos da Boa Lembrança. Ele é o principal produto da entidade e tem sua importância ao cumprir uma missão: por meio de sua representação figurativa deixar na memória do consumidor uma experiência gastronômica única.

E a história da Vinheria começou quando Luciano Percussi, italiano da Ligúria, abriu com sua esposa Maria Grazia um pequeno restaurante com o propósito de servir bons vinhos e boa comida. E na Joaquim Antunes, em Pinheiros um bairro bem sossegado naépoca, nascia a Vinheria.

Em 1987, Lamberto Percussi, o primogênito da família assume o negócio demonstrando ser um entusiasta do vinho.

Um ano depois, Sílvia, a irmã mais nova de Lamberto pretendia uma carreira nas artes mas acabou trocando os pincéis pelas colheres juntando-se ao time da Vinheria.

Nesse mesmo ano, 1988, a Vinheria vai para seu atual endereço, a Rua Cônego Eugênio Leite, 523.

E 1988 continuou agitado, a Vinheria abre sua rosticceria vendendo para o público, massas, carnes, tortas e sobremesas e, em 2004 ganhou um lindo balcão de exposição no restaurante.


No ano de 2000, para a alegria dos clientes, a Vinheria começa a vender ceias de Natal e Ano Novo, fazendo ainda mais sucesso e consolidando a cada dia mais sua qualidade.

2 anos depois, Sílvia elaborou um cardápio especial para receber as famosas iguarias vindas diretamente da Itália, as trufas brancas, elevando ainda mais o patamar do restaurante.

Em 2006, a primeira de muitas viagens de enoturismo feitas por Lamberto aconteceu, e o destino foi Mendoza na Argentina. Lamberto, desde então realiza várias viagens em grupo de enófilos e já frequentou várias edições da Vinitaly.

Vinitaly é uma competição internacional de vinhos e exposição que acontece anualmente em abril, na região vinícola italiana de Verona, no nordeste da Itália. O evento é exclusivo para profissionais de vinhos com uma média de 3000 vinhos de várias dezenas de países.


E falando em vinhos, a Vinheria foi o primeiro restaurante no Brasil com Coravin. Se você ainda não ouviu falar nisso, é um equipamento para tirar o vinho da garrafa e, ao mesmo tempo, injetar um gás inerte para manter a conservação – tudo sem tirar a rolha. Inventado por Greg Lambrecht, pesquisador de equipamentos médicos formado no MIT nos Estados Unidos, o aparelho introduz uma agulha fina através da rolha e injeta argônio dentro da garrafa. O gás entra e faz o vinho sair.


Em 2006, Sílvia lança o livro Menu di Funghi, com nada mais nada menos do que 100 receitas com cogumelos e mais as sugestões de harmonização de Lamberto.

Em 2012, a família teve a honra de ver eleito como melhor maitre pela Revista Veja São Paulo, o companheiro de anos Jonas Soares.

O selo “Ospitalità Italiana” é um programa de certificação de qualidade e reconhecimento para os restaurantes italianos no mundo e tem como objetivos:

  • Promover as tradições dos produtos da Itália e valorizar a sua cultura gastronômica.

  • Valorizar a imagem dos restaurantes italianos no exterior que respeitam os padrões de qualidade do programa Ospitalità Italiana.

  • Criar novas oportunidades e ações de promoção para os restaurantes italianos no mundo e para o selo Ospitalità Italiana.

Logicamente, Vinheria Percussi detém esse selo apresentando todos os requisitos necessários e também é associada ao Prato da Boa Lembrança.

A edição do Prato da Boa Lembrança desse ano é com o Gnocchi al Pesto, e o prato foi pintado e assinado por Sílvia Percussi.


A Boa Lembrança nasceu em 04 de março de 1994, em Petrópolis (RJ). A proposta é representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais e do associativismo. A ideia chegou no Brasil com o italiano Dânio Braga, fundador e atual conselheiro. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, Dânio resolveu estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que você leva para casa depois de comer em um dos restaurante associados.

A Vinheria é um restaurante que recebeu e recebe muitos prêmios mas na minha opinião, isso não basta. Existem restaurantes premiados que não recebem bem, a comida é instável, um dia está boa e no outro ruim e a Vinheria é um exemplo de saber entregar a expectativa e exigência que sua lista de prêmios provoca, é CERTEZA de ótimo atendimento, atenção, acolhimento, comida genuína italiana mas também com opções mais funcionais e menos calóricas e, sem dúvida, as melhores sugestões e opções de vinhos da adega super premiada.


Ir a Vinheria é uma experiência de conforto, tudo remete a Itália, família, amor e acolhimento.

Dani Mollo

#TRENDY4U #TRENDY #DANIMOLLO #vinitaly #vinheriapercussi #gastronomia #ospitalitaitaliana #pinheiros #massafresca #coravin #enologo #trendy4you #comidaitaliana

8 visualizações
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro