• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

100 Anos de Negroni


Um drink que particularmente comecei a apreciar a cerca de 2 anos quando, em um réveillon na Península de Maraú degustei o Negroni do Bar Shakers que tem 2 versões,o tradicional e o envelhecido.

Seja no verão, pela quantidade de gelo que vai no drink, ou no inverno pela intensidade de sabor e graduação alcoólica que esse drink traz ele é uma unanimidade para mim em toda a ocasião.

Em um tempo chegava a qualquer restaurante e pedia um Cosmopolitan, depois veio a minha onda do Dry Martini que amo, e a minha bola da vez é o Negroni.

E porque estou falando especificamente desse drink?

Porque em 2019, são 100 anos um dos maiores clássicos da coquetelaria, o Negroni. Sua criação é creditada ao conde italiano Camilo Negroni, que certo dia pediu a um bartender que adicionasse gin e tirasse a água com gás a uma bebida que ele tomava sempre, o Americano. Ficou mais forte, agradou, e ganhou o mundo. Recentemente conquistou fãs de novas gerações pois antes era mais considerada uma bebida de pessoas mais velhas, mas acabou caindo no gosto até de mulheres jovens como eu, rsrs.

O drink Americano é um dos favoritos do famoso personagem de cinema, o James Bond que o pediu no filme Cassino Royale e vai Campari, água com gás e vermute.

O Negroni, com exceção da água com gás, conta com o Campari, o vermute e mais o gin.

A definição do Negroni na Wikipédia é a seguinte: um coquetel feito de uma parte de gin, uma parte de vermute rosso (vermelho, semi-doce), e uma parte de Campari, enfeitado com casca de laranja. É considerado um aperitivo.

O coquetel é de origem italiana e sua receita deriva-se da receita do clássico Americano. Faz parte do grupo de coquetéis "inesquecíveis" de acordo com a International Bartenders Association (IBA). A International Bartenders Association é uma associação internacional que foi fundada em 24 de fevereiro de 1951 na Inglaterra. Registra e oficializa bebidas alcoólicas em todo o mundo.

A nível de curiosidade, alguns drinks que integram a lista da IBA são: Negroni, Americano, Vesper, Dry Martini, Bloody Mary, Cosmopolitan, Bellini, Sex on The Beach, Daiquiri, Barracuda, Moscow Mule, dentre vários outros.

Mas o aniversariante é o Negroni e nos últimos dias procurei experimentar esse drink em alguns bares e restaurantes da cidade.

No novo restaurante grego da cidade o Mytho, experimentei uma “safra” nova no próprio barril que fica sobre a bancada e foi servida pelas mãos do próprio bartender. Achei bem equilibrado, a cor não estava tão intensa mas o sabor estava ótimo.

E, de uma só leva, aproveitei para cantar parabéns tanto para o Baretto que completa 2 décadas quanto para o Negroni que faz 100 anos em uma noite dessas no Hotel Fasano.

Tive a oportunidade de receber em mãos a carta de comemoração do Negroni no Baretto com 5 opções/releituras desse clássico drink:

  • Sicilian Negroni

  • Grapefruit Negroni

  • Negroni Brazilian Style,

  • Ginger Negroni e

  • Negroni Clássico, todos feitos com Tanqueray.

Walter Bolinha, o experiente barman da casa que harmonizou novos ingredientes a receita original criando essas opções maravilhosas.

Fui obrigada, já que estava a trabalho para o Trendy4U, a experimentar todas as opções desta carta especial.


Com a permissão de Bolinha, fui para o outro lado do balcão do bar para apreciar a manufatura dos drinks e ele faz parecer natural e fácil, afinal ele é o maestro desse bar há anos e exala simpatia combinada a extrema competência.

Por mais que criem novas versões, para mim, o Negroni tradicional é o clássico, com a receita e ingredientes originais mas dessa lista de 5 do Baretto achei o Ginger é ESPETACULAR!


Experimentei o Negroni do Bar Astor no Shopping JK e gostei bastante, fui atrás do Negroni do Factório na Rua Amauri logo que o restaurante abriu e gostei muito, mas os meus preferidos na cidade é o do Nino Cucina e também o do Geppetto que só o copo onde é servido já é uma arte.


E o Negroni no Bar dos Arcos? É tão espetacular e vem em uma apresentação tão incrível que pelas 2 vezes que estive lá, pedi só ele. Bati um papo com o bartender do meu lounge e acompanhei toda a elaboração do drink.

E, para finalizar com chave de ouro, em um domingo de orquestra filarmônica de Paraisópolis no Palácio Tangará, fui ao bar finalizar minha difícil e árdua pesquisa.

O preparo feito por Gustavo foi rápido e preciso! A cor é maravilhosa e a pedra de gelo em formato de cubo é perfeita. O sabor? Entre meus 5 favoritos sem dúvida e, tudo no Palácio Tangará ganha outra dimensão.


Em todos os negronis que experimentei, o tipo de gelo variou bastante, desde esferas perfeitas, cubos até os cubos de gelo mais simples e, a minha preferência, são as esferas que fazem o casamento perfeito com esse drink.

Existem versões prontas, artesanais e industrializadas de Negroni e nada substitui aquela preparação maravilhosa em um balcão de bar, mas destaco o Negroni do Bar Shakers que sempre tenho em meu bar de casa e, com garrafa de vidro retornável, só faço meu pedido e tenho em casa um dos melhores drinks a disposição.


Já experimentei alguns dos prontos mas a do Bar Shakers é imbatível, também há 20 anos fazendo as festas mais exclusivas do país carregam a expertise da prática impecável de anos.


Dificilmente quando saio com minhas amigas alguém pede Negroni mas eu sou alucinada por esse drink e, como disse no início do texto, peço sempre.

Feliz aniversário e vida eterna ao NEGRONI!!!

Dani Mollo

#TRENDY4U #TRENDY #DANIMOLLO #negroni #fasano #palaciotangara #mytho #bardosarcos #subastor #barastor #trendy4you #classicdrink #aniversariodonegroni #drink #augurinegroni #ninocucina #barshakers #geppettocucina

28 visualizações