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Orgulhosamente criado por Paula Castro

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OVO - 1001 preparações para você



Continuando a pegada da nossa nutri Giovanna, você sabia que o ovo é considerado o segundo alimento mais completo da natureza, atrás apenas do leite materno? Com tantos nutrientes essenciais à saúde, é cada vez mais recomendado como parte de uma dieta saudável.


Após uma ampla revisão científica dos anos 80 para cá e uma série de novas pesquisas, hoje não há mais dúvidas sobre isso. Mas nem sempre foi assim. Por muito tempo, o ovo foi taxado injustamente como um alimento nocivo, associado ao alto nível de colesterol, doenças cardiovasculares e até risco de AVC.


De vilão a herói, houve uma verdadeira virada de jogo na percepção da comunidade científica sobre os ovos. As pesquisas científicas realizadas nas últimas décadas, traz que o ovo teve a sua imagem deturpada e mostra qualidades hoje reconhecidas. Dentre os nutrientes essenciais para a boa saúde que são encontrados no ovo, destacam-se o ácido fólico, a proteína, o zinco, o ferro, o manganês e o potássio.


Ao contrário dos alimentos ricos em gorduras saturadas, o ovo apresenta uma concentração de gorduras totais em torno de 5 gramas, sendo que destes, apenas 1,5 grama é de gordura saturada. Em outras palavras, o consumo regular de ovo não é prejudicial à saúde.

Agora como sabemos se o ovo está fresco?

Em primeiro lugar verificar a data de validade, depois faz um teste colocando o ovo dentro de um copo com água, se ele parar no fundo do copo quer dizer que está bom, agora se boiar jogue fora porque ele está velho e estragado.

Mas vamos a parte mais gostosa da matéria. Receitinhas de preparações de ovos.

Vocês conhecem a omelete suflê? Não? É uma delícia. Vou explicar como faz.

OMELETE SUFLÊ


INGREDIENTES:

  • 2 unidades de ovos.

  • 1 fatia de queijo minas picado.

  • 1 unidade de tomate sem sementes.

  • 3 folhas de manjericão picadas.

  • Pitadas de sal.

  • Pitadas de pimenta do reino.

  • 1 colher de sopa manteiga.

MODO DE FAZER:

Separe as claras das gemas de 2 ovos. Nas gemas, acrescente uma pitada de sal, outra de pimenta do reino, 1 fatia de queijo minas picado, 1/2 tomate picado sem as sementes e algumas folhas de manjericão. Misture bem. Bata as claras em neve, até formar picos firmes. Acrescente aos poucos e com muito cuidado as claras em neve à mistura das gemas, evitando quebrar a estrutura de "neve". Coloque um pouco de manteiga numa frigideira e aqueça. Coloque a mistura e tampe a frigideira.

OVO POCHÉ


Ovo bom é ovo de gema mole. Nisso, todos os chefs concordam. Quem já tentou fazer um ovo poché em casa, no entanto, sabe que é difícil estragar tudo e fazer sujeira na panela. Veja o passo-a-passo para ajudar.

MODO DE FAZER:

Esquente a água até uma temperatura próxima à de fervura, mas sem borbulhar demais. Acrescente vinagre branco, que ajuda a clara do ovo a se espalhar menos. Quebre o ovo em uma tigela pequena, tomando cuidado para não furar a gema. Com cuidado, aproxime a tigela à água quente. Deixe que um pouco da água escorra para dentro da tigela. Use uma colher para mexer a água da panela e crie um leve redemoinho. Isso irá ajudar a clara a ficar próxima da gema quando o ovo for derrubado. Vire a tigela cuidadosamente e derrube o ovo na água no meio do redemoinho. Cozinhe durante três minutos e meio, até a clara do ovo cozinhar e a gema permanecer mole. Salgue apenas no final. Se usado no começo, o sal pode atrapalhar na coagulação da clara. Repita a operação com outro ovo.


OBS.: Se tudo der errado no método do redemoinho, ou se for preparar vários ovos de uma vez, existe outro jeito. Coloque cada ovo em um pedaço de plástico-filme e enrole as pontas, fechando bem. Ponha estes ‘pacotinhos’ na água fervente e cozinhe pelo mesmo tempo. Para servir, retire do plástico.

Vanessa Ierizzo

Chef e amante do mundo

#TRENDY4U #TRENDY #VANESSAIERIZZO

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