• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

A Febre do Slime



Ao participar de um evento de inauguração de uma loja de slimes no shopping uns dias atrás, me dei conta de quanto essa febre tomou dimensões estratosféricas. A ponto do shopping precisar organizar filas, tumulto e confusão de tantas pessoas que compareceram tanto para visitar a loja quanto para conhecer os mais famosos “slimers” no Instagram e Youtube.


Aliás esses veículos de divulgação foram bastante responsáveis por essa explosão mundial que virou negócio tão rentável em alguns casos, elevando em 300% o crescimento de uma empresa, como por exemplo a Zimpli Kids sediada em Blackburn, na Inglaterra. No Youtube existem mais de 1º milhões de resultados se você digitar na busca: “como fazer slime”.

Há muitas teorias sobre como e onde surgiu o slime. E slime da anos atrás não tem muito a ver com os de hoje.

Slime, na tradução literal, significa LODO e na minha pesquisa encontrei que originalmente o slime era um brinquedo americano dos anos 70, produzido pela gigante fabricante Mattel (criadora do Hot Wheels), responsável por diversos outros sucessos entre as crianças até os dias de hoje.

O slime era um material viscoso comercializado dentro de uma mini lixeira de plástico em uma tonalidade verde, com apenas algumas variações de cores nas primeiras remessas.

Encontrei também que a origem do slime data de 84 com um filme de sucesso , o Ghostbusters.

E também encontrei que desde os anos 80, todo o conteúdo do canal de TV Nick está totalmente conectado ao slime. Essa meleca verde surgiu em 1982, no programa Can´t Do That on Television e quatro anos depois, o game show Double Dare, popular na Nick nos anos 80, trouxe pela primeira vez desafios e provas cheias de slime. Os anos se passaram e o slime foi ficando cada vez mais conhecido. Em 2010, Katy Perry recebeu o mais épico banho de slime de todos os tempos no Kids´Choice Awards. Em 2014, David Beckham tomou o primeiro banho de slime dourado da história no Kids’ Choice Sports.

Então, desde então, o Slime começou a ser parte obrigatória em eventos e parques temáticos da Nick. Quase 10 anos atrás, a Nickelodeon realizou o tour SLIME na América, aumentando a popularidade e o poder cool e divertido de ser “slimado”. Ou seja, era uma honra poder levar um banho de slime no Kids´Choice Awards.

“Slime é o símbolo máximo da bagunça livre e divertida. É a incorporação física do espírito lúdico, irreverente e nada convencional da Nickelodeon”, diz Jimmy Leroy, VP de Criação da Nickelodeon América Latina. “De momentos memoráveis da cultura pop a experiências com novas linhas de produtos, a Nickelodeon vem há anos slimando o mundo”, completa Leroy.

A massinha pegajosa teve seus altos e baixos de popularidade e voltou com tudo em 2018, mas, dessa vez, a fabricação dela é uma das principais partes da brincadeira, enquanto que anos atrás você sempre comprava a slime pronta e levava pra casa para brincar.

Falando em casa, minha filha de 13 anos tem uma conta de slimes no Instagram. Ela já vendeu slimes inclusive para fora de São Paulo e tem seu cantinho para manipulá-las na brinquedoteca de casa.


Quando atingiu 2 mil seguidores, minha filha Maria decidiu fazer um especial para comemorar e então quis oferecer uma oficina de slimes em uma creche que atende crianças na comunidade do Real Parque, o Centro Comunitário Ludovico Pavoni que sobrevive a base de doações e voluntariado. @cclp.ludovico

Essa experiência foi engrandecedora, para mim, para ela e especialmente para a quase 1 centena de crianças que a creche dá suporte.

Os ingredientes básicos para uma slime são relativamente baratos, o que acaba encarecendo são os “frufrus” que se agrega a slime para ela ter cheiro, cor, textura e ser vistosa como os “charms”, por exemplo.

Tanto no Brasil quanto fora, alguns órgãos de fiscalização mostraram-se preocupados com a manipulação desses ingredientes pois alguns deles podem provocar alergias, porém, por experiência própria e pelo que escutei no convívio da criançada, ninguém teve alergia.

Alguns materiais importados começaram a chegar por aqui por valores bem salgados.


Os ingredientes básicos são: cola branca, espuma de barbear e bórax em pó para dissolver (ou água boricada). Cabe aqui um parênteses: algumas farmácias tiveram seus estoques de água boricada e espuma de barbear sensivelmente reduzidos e em alguns casos esgotados devido a procura desses produtos para fazer slime. Mas depois de algumas lojas se especializarem em produtos para slime como a @powerslimes_br os estoques de farmácia normalizaram!!!


Além desses 3 ingredientes básicos, você pode incrementar com corantes, aromatizantes, glitter, bolinhas de isopor, e uma infinidade de produtos.

Slime é febre mundial, atinge todas as classes, idades e sexos. Para alguns torna-se um negócio rentável, para outros é terapia, mas seja como for parece que essa febre é duradoura. Slimers tem status de grandes astros do rock e tv, provocando histeria e choro dos fãs.

Confesso que por todas as vezes que brinquei de fazer slime com minha filha dei muita muita muita risada. Além do mais, um aspecto bem legal que hoje em dia tem que ser levado em conta: enquanto se está fazendo slime e brincando, não se está grudada ao celular.

Sugiro tentarem usando avental, roupa velha e ah...ela é bem grudenta. Em couro, vidro, fórmica é ok manipular essa meleca mas já tive perda total em partes de tapetes, sofás e roupas.

Como fazer slime com apenas 3 ingredientes:

Ingredientes:

  • Uma xícara (chá) de cola branca;

  • Uma xícaras (chá) de espuma de barbear;

  • Uma colher (sobremesa) de bórax líquido;

Como fazer?

  • Coloque em uma tigela de vidro ou plástico a cola branca;

  • Coloque a espuma de barbear;

  • Dissolva o bórax ou use água boricada e misture.

E é só misturar até tomar uma consistência conforme as fotos e vídeos sugerem. E se quiser acrescente para enfeitar: corantes comestíveis, glitter, bolinhas, etc. Boa brincadeira!!!


O slime dura bastante! O ideal é acondicionar em um potinho de plástico.

Dani Mollo

#TRENDY4U #TRENDY #DANIMOLLO #slime #slimefever #borax #trendalert #nickelodeon #atualidades #trendy4you #acaosocial #cclpludovico #mattel

59 visualizações