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Orgulhosamente criado por Paula Castro

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A importância dos lanches para a perda de peso!!!



Os lanches são as menores refeições do dia, mas nem por isso são menos importantes. Os lanches acontecem em horários intercalados com as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Praticar de 5 a 6 refeições ao dia é a opção mais saudável para a manutenção da saúde e do peso.

A prática do lanche entre outras funções, ajuda no controle da fome, o que evita exagerar a quantidade de comida no prato, excedendo os limites da ingestão alimentar.

Fracionar a alimentação ao longo do dia, praticando os lanches, "informamos" ao corpo que existe comida disponível e que ele (corpo) pode permitir que o metabolismo funcione normalmente, ou seja, quando ficamos mais de 3 horas sem comer, o corpo entende este período como jejum e privação de alimentos, e acaba por "reprogramar" o organismo para a diminuição do metabolismo para evitar gasto energético demais e para guardar tudo o que entrar, ou seja, gastamos menos e guardamos mais, o que aumenta o peso corpóreo.

Quando oferecemos ao organismo comida em momentos distintos ao longo do dia, acabamos por informá-lo que não precisa estocar o que comemos, pois logo terá mais alimento, e os lanchinhos nos garantem não entrar no período de jejum (acima de 3h o corpo já interpreta a falta de alimento como jejum). O Jejum gera um alerta ao corpo e sinaliza período de crise e, como resposta de emergência, liberamos o cortisol, hormônio do stress, na tentativa de preservação da vida.

Este hormônio tem funções específicas e importantíssimas de garantir o aporte energético, porém acaba por degradar proteínas dos estoques musculares para este fim, além da gordura estocada, para geração de energia rapidamente. Quando isso acontece a tendência é perdermos massa magra e diminuirmos o gasto energético decorrente do metabolismo e assim, se diminuímos o gasto, podemos aumentar os estoques de gordura (por falta de uso).

Os lanches saudáveis, incluí alimentos mais simples e de fácil consumo, como: as frutas, iogurtes e cereais são os alimentos de preferência, com maior teor de fibras e sacietogênicos, nos auxiliam no controle da fome e no controle dos níveis de insulina, evitando seus efeitos no ganho de peso.

Os lanches sinalizam para o cérebro a disponibilidade de energia, então, o sistema nervoso pode comandar as informações que culminam no aumento de suas atividades e gerar melhor desempenho seja cognitivo, disposição, memória, melhora de humor e bem-estar geral.

Além de tudo isso, a prática de lanches favorece o menor volume da refeição, ou seja, comemos mais vezes ao dia, refeições menores (com volume menor) e esta prática ajuda também o processo digestivo, minimizando os desconfortos, azias, refluxos, gastrite e úlceras.

Frutas e verduras, iogurtes, sanduíches leves, sucos e vitaminas, chás, cereais, barras de cereais e de frutas e castanhas são boas opções de lanches e podem ser intercalados nos lanches da manhã e da tarde.

À tarde, uma porção de fruta com canela garante o aporte energético e de componentes que controlam os níveis de colesterol do organismo.

Ao fim do dia, o cansaço, a ansiedade e melancolia aumenta e, sem que percebamos procuramos comer para aliviar estas sensações. Uma boa opção é a banana com aveia e cacau em pó, garantindo nutrientes essenciais para aumento da serotonina e melhora do humor e tranquilidade, além de evitar um pico de fome e compulsão alimentar.

Então, aproveite as dicas e comece a praticar os lanches ao longo do dia. Descubra que comer mais vezes e melhor, garantem a boa forma física e mental!

Gio Nutri

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