• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Orgulhosamente criado por Paula Castro

  • Trendy 4u

Vamos tomar um café pelo Brasil?



Semana passada falei sobre o nosso querido e amada pão e continuando neste ritmo que tal entender um pouco sobre o café da manhã de algumas regiões do Brasil?


Falar de café da manhã no Brasil é complicado, porque de acordo com alguns dados históricos, esse hábito se tornou mais comum a partir de 1750, antes disso se consumia somente leite com cuscuz ou cuscuz com leite de cocô, macaxeira, tapioca e batata doce e jerimum esmagado. Em algumas ocasiões, carne assada ou paçoca, com banana, broa de milho ou de goma de mandioca. O leite nunca mereceu tanta popularidade, pois era sempre utilizado em alguma receita.


Nas casas de famílias ricas, o costume era o mesmo, mas adicionava-se ao cardápio ovos estrelados, mingaus, biscoitos, bolos e manteiga. Já o nosso pão delicioso aparecia em poucas cidades e não era muito habitual nas classes mais baixas.


No norte dos estados como, Pará, Tocantins ou Amazônia, podemos nos deliciar com milho cozido e leite de coco, bolo de mandioca, banana assada. Nos sertões, coalhada fresca ou escorrida. Os elementos da terra estão muito presentes nesta região, graças à influência indígena


No Nordeste como, Pernambucano, temos o delicioso bolo de rolo, o cuscuz de milho com manteiga de garrafa ou molhado no leite mesmo, não há quem resista. Além disso, a tapioca ou biju com carne seca e queijo coalho também. Ai que delícia!!


Já em Brasília, Goiânia, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul, região centro-oeste, você certamente vai encontrar a chipa, uma espécie de pão de queijo, também o biscoito coquinho paraguaio e uma grande variedade de frutas. O que talvez te impressione mais no café da manhã tipicamente pantaneiro seja o quebra-torto, que mais se assemelha a um almoço. Comum nas fazendas do Mato Grosso do Sul, o quebra-torto leva arroz carreteiro, carne, linguiça e ovos e, geralmente, é servido cedinho, por volta das 5h da manhã.


Em São Paulo, contamos com o popular café com leite (pingado ou média) com pão e manteiga na chapa, e claro, o onipresente em todas as mesas da região: o próprio café. Ou vai dizer que uma cidade como São Paulo, consegue acordar sem um cafezinho preto? Mas não podemos esquecer de Minas, com seus deliciosos pães de queijo que é impossível comer um só.


Já no nosso querido Sul, tem aqueles famosos cafés coloniais, com mesas fartas e uma variedade grande de alimentos. Essa é a mesa do gaúcho. Por conta da influência europeia, principalmente alemã, a primeira refeição do dia costuma incluir os embutidos, como salames, defumados, além de compotas, queijo e a famosa cuca, um tipo de bolo de frutas com uma farofa crocante por cima.

Depois desse passeio todo, deu uma fome, então segue receita de uns dos pratos típicos do Norte:

RECEITA DE BOLO DE MACAXEIRA OU MANDIOCA


Ingredientes:

  • 1 kg de mandioca crua ralada

  • 3 xícaras (chá) de açúcar

  • 100 g de margarina

  • 1 xícara (chá) de leite

  • 3 ovos

  • 200 ml de leite de coco

Modo de preparo:

1. No liquidificador, coloque a mandioca ralada, o leite de coco, o leite, a manteiga e os ovos.

2. Bata por 2 minutos em velocidade alta.

3. Em seguida adicione o açúcar e bata por mais 2 minutos.

4. Despeje a mistura numa forma untada e enfarinhada.

5. Leve para assar em forno preaquecido, 200ºC, por cerca de 40 minutos ou até dourar.

6. Espere esfriar e desinforme

Vanessa Ierizzo

Chef e amante do mundo

#TRENDY4U #TRENDY #VANESSAIERIZZO #RECEITA

25 visualizações